Mercado Xique Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

5 coisas que você precisa saber antes de assistir Cisne Negro (Black Swan)



No domingo à noite meus pais chegaram do Rio de Janeiro e eu fiquei encarregada de pegá-los no aeroporto lá pra meia noite, mas acontece que o vôo atrasou e eu tive que arranjar alguma coisa pra fazer anes que dormisse e esquecesse os coitados lá. Inventei então de assistir ao tão falado Cisne Negro, filme que traz Natalie Portman no papel de Nina, uma bailarina profissional e psicologicamente perturbada se assim posso dizer. No mais não sou crítica de cinema (pra quem quer ler uma boa crítica clique aqui), mas tenho a certeza de o filme foi perfeitamente pensado pra deixar o espectador com olhos grudados na tela cheio de dúvidas, agústia e emoção até o último segundo do filme.

Pra quem não sabe estudo Ballet Clássico desde que tenho oito anos de idade e sou completamente apaixonada por essa Arte. Esse então é o maior motivo pra que eu comece aqui no blog a minha jornada de assustos bailarinescos, já que o mundo da moda está ferverdo com coleções à la ballet como a coleção da Maria Bonita Extra e pautas de revistas como a Criativa desse mês, cheias de tutus e sapatilhas nas páginas. 


1- Natalie emagreceu pelo menos 10 quilos pra viver Nina e realmente funcionou... A cena na qual ela se olha no espelho deixa isso beeem evidente. Além disso deslocou uma costela e apesar de tudo isso acabou com o saldo positivo: está grávidíssima do bailarino Benjamin Millepied que conheceu nas filmagens. 


2- Bailarinas não usam tutus tomara que caia! As meninas da Rodarte se jogaram na criação só porque sabiam que o figurino (maravilhoso, por sinal) seria usado só para cenas de um filme. No palco a bailarina (principalmente as com a comissão de frente generosa, que não é o meu caso por enquanto, hehe) sempre usa um tutu com alcinhas que geralmente são de elástico normal e o segredo pra não deixar aparecer é “maquear” com a base da cor da sua pele. Truques de bailarina...

  



3- Na maquiagem cênica (já contei aqui sobre ela num mega post) de bailarinas que interpretam papéis mais sóbrios ou sobrenaturais como Giselle e a Odette de O Lago dos Cisnes (que é o caso no nosso tão falado Cisne Negro) a maquiagem da pele deve ter dois tons mais claros do que a sua pele natural, bem branco mesmo! 

 


Margie Durand e Judy Chin, responsáveis pela maquiagem do filme mostraram o efeito de ave no olhos e o ar meio mórbido que a personagem já carrega, né? Além disso era preciso uma maquiagem resistente ao suor da bailarina, já que ela provavelmente deve ter passado umas mil vezes a mesma sequência.  

 

(1)  MAC Pigment na cor Silver usado nas manchas prata dos olhos.
(2)   Powerpoint Eye Pencil MAC preto também nos olhos.
(3) Batom MAC Dubonnet usado nos lábios junto com o lápis labial MAC no tom vinho.
(4)  Finalizador de maquiagem da Ben Nye pra make agüentar tanta pirueta. Tô pensandor em testar, alguém já fez isso aí?
(5) Também da MAC tem o Chromaline na cor Black Black, também usado nos olhos pra reforçar.


4- O Lago dos Cisnes é um, se não o mais famoso, ballet de repertório da história da Dança, que estreou há um tempinho atrás... em 1877.  A história conta a paixão do príncipe Siegfried por Odette, a rainha Cisne que foi transformada num cisne (branco) pelo feiticeiro Von Rothbart (o que é aquele figurino? Perfeitamente assustador).  


Odette, cisne danadinha conta ao príncipe que o feitiço só seria quebrado quando encontrasse um homem que tivesse amor infinito por ela. Mas o filho da mãe do feiticeiro Von Rothbart percebe o rala e rola dos dois e engana o coitado do príncipe que acaba se apaixonando por Odile, o cisne negro e sócia má de Odette, o cisne branco.

Depois de perceber a besteira que fez, o bonitão do príncipe volta ao lago e encontra com Odette, que depois de assistir à luta de Rothbart e seu fofinho, se joga no lago e prefere morrer a ser uma enfeitiçada pelo resto da vida. E o que o príncipe fez? Se jogou também... hehe Ok, cada um escolhe o que quer, né?  
 


 5- Sobre todo o sofrimento de calos, dores, horas ensaiando... Na verdade verdadeira... é isso mesmo, hehe. Uma bailarina profissional realmente tem que viver pra isso: passar horas do seu dia na sala de aula com alongamentos, horas de aula todos os dias subindo e descendo da ponta dos pés, estudando a música e coreografias, cuidando da alimentação, enfim... Tem que ralar meeesmo pra conseguir chegar à perfeição que a gente vê no palco. 

Só quem sabe somos nós, bailarinas, com nossos pés cheios de calos, bolhas abertas, joanetes, joelhos roxos e incontáveis problemas com músculos e ligamentos por todo o corpo. Só quem sabe são nossos pais e namorados (no meu caso fui feliz em encontrar o meu bailarino lindo!) que são obrigados a assistir mil vezes à mesma coreografia, fotografar e ajudar a carregar todos os tutus e mochilas. Mas a única e melhor certeza que temos: não tem sensação melhor no mundo do que o momento único de estar no palco, sentindo a dança extravasar da nossa alma... é inexplicavelmente superior à qualquer sentimento que exista no mundo. Alguma dúvida da minha paixão pela dança?
 

Espero que tenham gostado!
Beijo enormee!!! Bele.
 @xiquexiqueblog

19 comentários:

  1. Me emocioonei de verdade com o último paragrafo.
    Tô com saudade de te ver dançando.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Ainda não vi esse filme e as informações foram preciosas!

    Beijinhos, Lara Fonseca

    www.blogmodait.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quee lindoo, mal vejo a hora de assistir o filme!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Bele!!Acho que nunca tinha comentado aqui, mas depois desse texto não tem como não expressar a emoção que sentimos!!rs!! Quero ver o filme JÁ!!E realmente não dá para ter dúvida, você realmente é APAIXONADA pela dança, rs!! Bjs
    http://meninafutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Louquinha para assistir esse filme! sou apaixonada por tudo do balé!
    Mas na minha cidade o filme só vai chegar daqui uns mil anos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Emocionante. A dança, o balet em sua vida é mais forte do que se imagina. É o começo de tudo, da sua sencibilidade artistica, da sua postura corporal e emocional, da delicadeza de seus passos e do seu lindo sorriso. Ah! quero te ver dançando de tutu. Põe uma foto daquelas dançando um lindo clássico.

    ResponderExcluir
  7. Que post dignissímo Belle.Emocionante.
    Percebe-se claramente que vc ama o ballet.Parabéns!!
    Tem até admirador secreto por aqui hein??rsrs..

    bjo

    ResponderExcluir
  8. parabens pelo post muito bem feito e lindo *-*

    ResponderExcluir
  9. Parabééééns pelo poost, de verdade adoorei *-*'
    e o ultimo paragrafo, belissimo =) só quem ta no ramo da dança sabe de tudo isso que você citoou, principalmente quando estamos no palco, não há sensação meelhor *-*'

    ResponderExcluir
  10. AAAAAH E POOR FAVOOR EU DOOU TOTAAL APOOIO AOS ASSUNTOS BAILARINESCOS AQUI NO BLOG VIIU *---*'

    ResponderExcluir
  11. Liiindo post!!!
    Ainda quero muito assistir uma apresentação de vocês!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Que post ótimo, eu não sabia da maior parte das coisas que você comentou. Interessante mesmo, admiro vocês bailarinas, porque haja dedicação viu, haha.

    Beijo!

    (DOMMAS)

    ResponderExcluir
  13. Para quem ama e vivencia o ballet como você, o filme deve ter um efeito gigante. Eu mesma, que fico na apreciação da arte, me senti balançando na cadeira do cinema junto com os movimentos da bailarina Nina. Post lindo!

    Márcia Pacheco

    ResponderExcluir
  14. Eu sou suspeita p falar desse post neh?rsrsrsrs!MARAVILHOSO BELE!Adorei! Tb super apoio mais posts sobre ballet e figurinos!BEijao!!!

    ResponderExcluir
  15. oiieee fofa amei seu blog é mto lindo
    estou te seguindo/ segue o meu tmb
    bjoss


    drezavivi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Cisne negro realmente é um ótimo filme, a Natalie realmente incorporou a personagem e faz a gente não desgrudar os olhos até o fim do filme!!!! Amei!!
    http://blogheyhoney.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. ainda não tive a oportunidade assistir, mas com certeza depois desse post me deu muita vontade!
    Muito bom o blog colega, vou segui-lo! beijos

    ResponderExcluir
  18. o filme é perfeito. amei!!! tem muito ballet e prende a sua atenção até o último segundo. muuito bom msm

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da forma como te expressaste acerca da tua paixão pela dança. Infelizmente nunca pratiquei ballet, apesar de adorar, e sinceramente acho que já sou um pouquinho velha demais para começar agora, mas se tiver filhos algum dia vou tentar incumbir-lhes essa paixão.

    É bom encontrar pessoas realmente apaixonadas pelo que fazem! Fico mesmo feliz por ti!

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved