Mercado Xique Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alex Sant´nna, música sergipana e alguns sapos a engolir



A certeza de que estaremos sempre suscetíveis ao cansaço, de que ainda vamos engolir muitos sapos pela frente e saber que mesmo que pareça bobo, vamos continuar olhando pra Lua e acreditar que lá a gente encontra a poesia boa pra amar, beber ou ficar na fossa pós fim de namoro. 

 Sabe aquela música que a gente se identifica na hora e faz perder o sinal com um monte de gente buzinando atrás? A música de Alex Sant´anna é assim: indie pop no encarte, música brasileira, rock, pop, samba ou tudo junto pra ele mesmo e pra mim, com a licença poética, musical e afins, é música gostosa de ouvir! 

Alex anda sempre com seus óculos escuros icônicos até pros shows noturnos, é casado com Diane Veloso, atriz (e pessoa maravilhosa) e diz que é um sergipano de coração. Nasceu na Bahia, na cidade de Ipiaú e chegou aqui na terrinha lá pra 1990 quando eu ainda pensava em nascer. 

 

Em 2001 participou da formação da NaurÊa, banda de Sergipe e do mundo (depois conto mais aqui, me sinto na obrigação!). É com a Naurêa que Alex roda o mundo e que também compõe, mas diz que “muitas das composições não cabiam dentro das propostas estéticas da NaurÊa.”. É aí que a gente curte os projetos pessoais de Alex como o primeiro: Aplausos Mudos Vais Amplificadas, lançado em 2004 e o mais recente, Cansado, que confessa gostar mais apesar de achar o primeiro disco bem interessante. 

Mas quem pensa que é só de estilo, letra bonita e batida interessante que Alex é feito tá bem enganado. Ele se preocupa com a cena musical sergipana e acredita que o conjunto unido vale muito mais do que um disco solitário. “Aprendi que sozinho é mais difícil. Facilita muito, por exemplo, quando Patrícia Polayne consegue ir para fora do Brasil ou ser contemplada em edital do Itaúl Cultural. Aos poucos as pessoas vão associando Patrícia à naurÊa, à outra e outra banda e um dia vão colocar Sergipe no mapa da música brasileira. Sozinho é complicado, ter uma cena forte é importantíssimo, seja qual for a área da arte que se trabalhe.” 

O grande Alex criou o selo Disco de Barro, que entre lançamentos de CD´s da banda Cabedal, NaurÊa e seus próprios discos, cria a Sergipe´s Finest, uma coletânea já com dois discos desde que lançou, em 2009, através de apoios e parcerias com produtores e empresas. “Consegui uma experiência viajando e participando de convenções de música e como aqui não existia nenhum selo, pensei que poderia colaborar com a cena dessa maneira.”. 

 A coletânea reúne vários sons sergipaníssimos como Polayne, A Banda dos Corações Partidos e Maria Scombona, e tem como principal objetivo o bom e velho ditado a união faz a força, ou melhor, a união faz o som. E que som. Clica aqui pra curtir os sons dos volumes 1 e 2 do Sergipe ´s Finest


 Disse pra ele o quanto achava a música gostosa de ouvir e o quanto era comercial... “Gosto de música pop, talvez por isso possa soar tão comercial. Gostaria que fosse bem comercial mesmo, assim poderia viver exclusivamente de música.”. Pois é, Alex... Acho que é isso que falta no mundinho cultural... Por que não fazer arte pro mundo, pro pop, pra vender? 

Sobre suas referências ele conta que é fã de Tom Zé e outros compositores como André Abujamra e Arnaldo Antunes, além de The Arcade Fire e Cake. Também gosta de ouvir e descobrir muita coisa nova em blogs (aê!) como o Um que tenha e Eu ovo, que tal se jogar também? 

 

  No mais vamos ficando por aqui... Cansados ou não, engolindo sapos ou não. A certeza é que quem quer curtir o som do Alex é só clicar aqui ou esperar ou próximo show. Ele disse que daqui há pouquinho tá vindo aí outra edição do projeto Pago pra ver, que rola no Capitão Cook, um pub super fofo com inspiração meio rock, meio navy que fica pertinho da orla aqui em Aracaju. Foi nesse projeto que conheci de perto (e por um precinho bem amigo) o trabalho dele que agora com certeza faço questão de não perder mais nenhum show! 

Pra curtir o som de Alex clica aqui!  
Pra quem quer tietar, contratar ou jogar papo fora (brincadeira, por favor), liga no (79) 9978-7735 ou contato@alexsantanna.com.br 

No mais, fico por aqui! Espero que vocês tenham gostado do lançamento da tag de música aqui no XX! Fiz com muito carinho... Um beijão,
Bele. 
@xiquexiqueblog (segue aê!!)

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, Bele, apesar de, sinceramente, não conhecer as músicas do Alex (vou escutar pelos links)! Aliás, não fossem alguns pontos, diria que você nem precisa de fazer a faculdade de Jornalismo... Já está encaminhada.

    Ah! Depois conversaremos sobre "música comercial" e mundinho cultural"...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou aqui para convidar você e todos que participam do seu blog,
    Para participarem dos sorteios que estão no ar em meu blog,ficarei muito feliz com sua presença.
    Sorteio de jóias lindas em parceria com a loja virtual de jóias Spaço Fashion.
    Sorteio de um kit com vários produtos de makes e produtos para manicure e pedicure em parceria com os Blogs Doce Cabanna e Tricotando a Vida.

    Não percam esses prêmios mara.
    Espero a visita de todos.

    http://cantinhodabt.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved