Mercado Xique Blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sonho vintage: Brechó B. Luxo!

Que eu sou louca por coisas das antigas, clássicas ou vintage vocês já devem ter notado. É aí que surge a viagem pra São Paulo e eu, claro, não resisti em passar pelo menos duas tardes dos meus dias doidos na cidade mais doida ainda (e linda) descobrindo os brechós que tinham por ali.




 Como a escola onde tava estudando fica na Rua Augusta passei a maior parte do tempo por ali, o que me rendeu uma paixão louca pelo lugar e pelas milhões de lojinhas e coisas interessantes  que ali  habitam. Além da Augusta ser famosa pelos pubs e lojinhas legais, há muito tempo ouvia falar horrores de um tal brechó que se chamava B. Luxo e ficava numa mini lojinha escondida numa das muitas galerias.



Lá fui eu descendo a Augusta perguntando pra todo mundo onde era o tal... Aqui! Do lado esquerdo, descendo as escadas estava um mundinho vintage, gostoso, com cheirinho especialmente antigo. As vitrines laterais e as prateleiras cheias de objetos carregados de histórias pra contar deixam qualquer um encantado.

Fui super bem recebida por um cara cheio de simpatia, uma boa pitada de estilo e uma barba cuidadosamente por fazer. Era o Gil França, que só pude descobrir que era o dono do negócio lá pra minha segunda passada no brechó, de tanta humildade que me passou. Ele e a mulher, Paula Reboredo, começaram a rodar o mundo todo garimpando roupas, sapatos, óculos, bolsas e o que acharem de mais interessante pra decorar o local, como um hobby mesmo.



Na minha segunda visitinha encontrei com a Carol Viani, vendedora, admiradora antiga do local e super fofa. "O brechó já existe há quase cinco anos. Eles vendiam as peças em casa, depois passaram pra uma galeria e estamos nesse novo endereço há dois meses. Antes garimpavam só pra eles, como um hobby... " E hoje estamos vendo o resultado dessa brincadeira que deu certo. E só resta a nós entrar na brincadeira, né?

 Ficamos horas conversando sobre o quanto é legal comprar uma peça cheia de história, original e sem falar o quanto as roupas mais antigas eram mais ricas nos detalhes. Fiquei impressionada com os vestidos de festa com franjas e bordados... só não levei tudo porque já tava com vergonha de tanta sacola que chegava no curso à noite depois de passar o dia todo perambulando por lá. Além disso paramos pra pensar no quanto sustentável é um brechó... Lembram da última coleção de Alexandre Herchcocitch na qual comprou tecidos vintage e usou do avesso cheio de detalhes na costura? Vamos pensar nisso...



Como se já não bastasse o B. Luxo criou um site, o Freakstyle, que fala sobre tudo e até conta das festas que rolam no meio... Falando nisso, Carol disse que a loja abre pros amigos íntimos e nem tanto comemorarem suas primaveras por lá mesmo. Imagine que massa: convite com pegada retrô, dj tocando  de The Puppini Sisters à Beatles e todos os seus amigos dentro de um brechó comemorando seu aniversário. O melhor é a sua lista de presentes já tá lá mesmo... Ah se morasse por lá, hehehe.

Beijo especial pros queridos Gil e Carol que foram uns fofos e Paula, que ainda não conheci... muito sucesso!
E por aqui fica a dica pra quem mora em Sampa e quem tá com viagem marcada, passadinha obrigatória... 
Bele. @xiquexiqueblog

3 comentários:

  1. adorei a dica!
    bjss

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  2. Amoo brechós! Dá pra achar cada coisa linda que nem em loja existe!
    Beeeijo

    http://2charming.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tô indo pra SP amanhã e já coloquei a visita a esse brechó na minha lista ;D

    :*

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved