Mercado Xique Blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vida de blogueira!

Depois desse tempinho de blog cheguei à conclusão de que ser blogueira é um caminho sem volta, tipo vício, tipo ter um filho... você nunca mais é a mesma pessoa, sem brincadeira. Tudo o que vê à sua volta você vai parar e pensar: "Isso dá um post massa!" ou começa a ter pesadelos com seu blog amanhacendo sem postagem nenhuma por um vírus louco ou até uma enxurrada de comentários cheios de críticas.

E é isso mesmo, ser blogueira virou profissão e pelo menos pra mim virou um filho que não quero largar nunca mais. Só cuidar cada dia com mais carinho e levar coisas boas pro mundo. Decidi então dividir um pouquinho com vocês algumas coisinhas que já fazem parte da nossa vida e coisas que a gente tem que ficar ligada pra melhorar o blog cada dia mais. 

1. Inspirações e referências. Ler, ler muito, e... ler sobre tudo! A gente que vive nesse mundo de blog de moda acaba ficando louca na internet atrás de novidade, de tendência nova e acaba se fechando, fechando a cabeça mesmo. A gente tem que entender que tudo o que a gente é escreve vem da nossa malinha de referências, isso é mais natural do que a gente imagina, o que a gente absorve sai nas entrelinhas e pronto! 

Por isso que é tão importante não se fechar ao mundo virtual e se gosta muito dele apostar em ler sites diferentes, ver novas imagens lá no santo Pinterest e até começar a ler coisas que você nunca pensou em ler tipo política e saúde (sim, vale bula de remédio também! haha). Não largar mão de comprar revistas, na minha listinha de preferidas estão a Mag, Glamour, Vogue e Tpm. E se johgar nos livros, dos clássicos aos que estão na modinha. Ler sempre é válido. 


2. Caderninho de ideias. Eu não sei se sou muito maluca, mas sou viciada em caderninho, bloquinho ou tudo que seja possível de escrever. Escrevo tudo... ideias, lembretes, datas, poesias, nomes, tudo! Pra quem tem blog é a mesma coisa e é importantíssimo separar um caderninho só pra isso e não confundir com as coisas pessoais. Tenha um caderninho pra levar na bolsa que fique sempre fácil pra pegar, anotar e não esquecer a ideia de post, mesmo que seja boba e não funcione depois, não custa guardar. Você vai agradecer quando tiver sentada na frente do computador sem ideia nenhuma ;)

Fotografia que adoro do Scott, do The Sartorialist. Tá pendurada no meu quarto!

3. Invista numa câmera legal. A estética do blog é tudo! Além de conteúdo, é claro. É tipo a roupa que a gente vesta pra ir numa reunião importante, o problema é que o blog tem que tá sempre bem vestido e mostrando a ideia que quer passar. Isso vai desde o layout às imagens que a gente coloca... prestar atenção na resolução das fotos, na qualidade das imagens, nas cores... nesse caso menos é mais. Uma boa opção é futucar e saber mexer bem num programa de edição como o Corel e investir numa máquina boazinha, que não seja tão difícil de entender... a minha é a Nikon D3000 e eu adoro.

4. Ficar ligada nas redes sociais. Não é exagero: crie um Twitter, página no Facebook e Instagram. Isso se puder tomar conta direitinho de todos eles. Se puder andar conectada no celular, melhor ainda. A informação na internet é muuuito rápida, respirou, dançou. Tem que se ligar mesmo e responder à leitoras, mostrar os bastidores das coisas e socializar mesmo. 

5. Ter um cantinho só pra postar. Toda blogueira precisa ter um cantinho, mesmo que seja uma mini mesinha no quarto. Algumas tentam ter escritório fixo, afinal blog virou negócio sério, mas algumas preferem deixar o lugar pra pesquisar, postagens e reuniões num office em casa mesmo, como é o caso da Thássia Naves, que deixou um cantinho especial e posta a hora que quiser. 



Eu fiz assim desdo o início, mas chegou o momento certo de arriscar e ter um cantinho só pra receber os parceiros, marcar as reuniões, pesquisar e concentrar as energias. Essa é a novidade que tanto queria contar pra vocês! O Xique Xique agora vai ter um escritório só pra ele com tudo que tem direito. O cantinho é pequeno, mas tem um caração tão grande que vai ter espaço pra lojinha-conceito do Mercado Xique, meu outro filhinho, e vai deixar eu levar as coisas que gosto pro mundo: Moda, Design, Arquitetura, Produção e Festas. Tô feliz demais :)

2 comentários:

  1. Noosa, adorei as dicas. E concordo com vc, blog vicia, e hj amo de paixão ser blogueira.
    beijoos e boa sorte pra vc!

    http://www.dicasoportunas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, muito informativo!
    massa!!

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved