Mercado Xique Blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Afinal,de onde vem o Brechó?

Não, esse não é um post patrocinado pela  Kika da TV Escola , mas pra quem não sabe e pra quem já sabe também, o Mercado Xique tem um brechó cheinho de peças lindas pra todos os estilos e bolsos. E a gente aqui ficou doidinha pra saber: Como surgiram os brechós? Pesquisando um pouquinho nós encotramos um montão de informações sobre o assunto e aí a gente descobriu que nos século XIX, um tal de Belchior abriu no Rio de Janeiro uma lojinha chamada ‘Casa de Belchior’ que vendia peças e objetos usados, de segunda mão mesmo.



A danada da loja fez tanto sucesso na época, (o homem foi citado até em um conto de Machado de Assis, minha gente!) sucedeu que um tílburi à disparada, quase me atirou ao chão. Escapei saltando para dentro de uma loja de belchior. A loja era escura, atulhada das cousas velhas, tortas, rotas, enxovalhadas, enferrujadas que de ordinário se acham em tais casas, tudo naquela meia desordem própria do negócio”... que  todo mundo passou a conhecer o Belchior por lá.

Mas aí como muita gente tinha dificuldade em pronunciar o nome do vendedor foram adaptando e deformando o nome do pobre do homem. E se a gente conseguiu transformar o Vossa Mercê em vosmercê > vasmicê > vance e finalmente você (no internetês vc), não fica dificil imaginar que com o tempo, belchior virou brechó né? E foi assim, que os brechós surgiram aqui no Brasil.

Paralelo a isso, lá pela França, especificamente em Saint-Ouen (subúrbio de Paris) já acontecia uma “feira” onde vários vendedores compravam e vendiam diversos produtos ao ar livre. Como o lugar ficou conhecido por sua falta de higiene e por vender roupas muitas vezes infestadas de pulgas foi batizado de “Mercado das Pulgas”. Hoje em dia foram-se as pulgas, mas o lugar ainda existe e é um dos pontos turísticos mais visitados da França, com vários brechós suuuper legais onde turistas de todo o mundo, vão garimpar peças que vão de vestimenta a decoração.



E aí, curtiram um pouquinho da história dos brechós? As meninas do Mercado são loucas por brechós... Uma boa dica pra quem é de Sampa é o Brechó B. Luxo, que fica lá na Rua Augusta (amamos muito!) e é um mundo cheio de coisas antiguinhas que nós piramos de tão legais. Pra quem quiser uma boa opção aqui em Aju, sem querer puxar a brasa pra nossa sardinha, é só passar aqui no Mercado Xique, cheinho de roupas fofas e baratex. 

Mercado Xique
Rua Senador Rollemberg- 944- bairro São José, Aracaju-SE
79 3021-4188
Horário de funcionamento: 9:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00h.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved