Mercado Xique Blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

A estampa atrás do bom e velho biquíni de bolinha amarelinha

Moda é um negócio bonito... e sabe qual o lado que eu mais gosto nela? Quando ela é forte e traz isso feito por todo mundo, até por quem acha que não tá fazendo moda. Lá pras bandas dos séculos V a.C. e IV a.C. os danados dos egípcios já eram feras na técnica da estamparia com o material que eles tinham mesmo, como substâncias ácidas e corantes naturais. 

Estampa para Farmlovers...

A Índia e a Indonésia, dois lugares que sou louca pra conhecer (já viram, né? Lendo Comer, Rezar e Amar então...) foram os culpados por começar essa mania de trazer mais cores pros tecidos, seja pra roupas, cuecas ou tapetes, rsrs. O negócio começou a bombar e os riquinhos da Europa se ligaram o quanto era bonito e divertido ter estampas na vida e na casa, aí que começaram primeiro a trazer da Índia, que era danada e conseguia um acabamento maravilhoso no desenho usando a tal da cera quente. 

Esse negócio é utilidade pública! Pra quem trabalha com Moda, Design ou o que for! É pra imprimir e colar no home office! ;) 
Os branquelos dos europeus viram que o negócio de andar com roupa colorida era tendência (e que ia dar muitos dinheiros, claro) e a Itália já começou, lá pra o século XVI a praticar a estamparia têxtil por madeira gravada. Eu sei que a história toda começou a ficar quente e aí vieram altas técnicas de estaparia como carimbos de metal (imitando a estampa batik) e a invenção do cilindro. 

O auê foi tão grande nessa onda de tecido vai, tecido vem de país pra país que Luís XIV proibiu a fabricação, importação e uso de tecidos estampados ou pintados na França, pra proteger os fabricantes de lã e seda, que protestavam contra a invasão do algodão. Então, fia, nada de sair de biquíni de bolinha por aí, ok? Mas depois todo mundo achou isso tudo uma palhaçada e tudo voltou ao normal... aí foi estampa pra tudo quanto é canto, em 1759... e lá vai bolinha...



Ficou curioso? Anota aí as milhões de técnicas de estamparia: 
(pra saber, pra pesquisar, porque você é curioso que nem eu e vai cutucar tudo no Google depois ou só pra saber mesmo, não custa nada, oxe!)

♥  Batik
♥  Bloco de madeira (ou prancha)
♥  Rolos de madeira ou de ferro recobertos com cobre
♥  Quadro
♥  Cilindro rotativo (ou quadro rotativo)
♥  Transfer (termoimpressão)
♥  Jato de tinta


Tem mais aqui ó: no livro Tecidos - história, tramas, tipos e usos, de Dinah Bueno Pezzolo. Vale muuuito a leitura! 

Espero que tenham gostado, depois podemos falar mais sobre esse assunto que amo! :)
Beijos, beijos, beijos!
Bele.

Um comentário:

  1. Rosa Verão Biquínis

    Biquínis panicat com frete grátis para todo Brasil.

    Compre pelo site www.rosaverao.com.br

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved