Mercado Xique Blog

domingo, 29 de março de 2015

Minha nova fase com o ballet: estudando a variação de Kitri (Dom Quixote)

Faço ballet desde meus 8 anos de idade, quando decidi fugir das aulas de natação pra fazer ballet, modalidade nova que acabava de entrar no colégio e roubou todas as meninas da turma das piscinas pra sala de ballet, cheia de pequenas bailarinas com suas saias brancas e sapatilhas rosas. Desde esse primeiro dia de aula muita coisa aconteceu, muita mesmo. Muitas lágrimas, bolhas nos pés, suor, sorrisos, coreografias, figurinos... e hoje tô aqui, ainda completamente apaixonada por essa arte que me faz flutuar em sonhos e em... sonhos reais.

Talvez hoje eu esteja passando por uma das fases mais fortes e maduras da minha vida de bailarina. Tenho feito aulas de ballet 4 dias por semana, entre ensaios, aulas normais e aulas pro exame da Royal Academy of Dance, que é o equivalente à uma graduação no Ballet Clássico (uma dia posso dedicar um post pra explicar mais sobre isso...).

Fazer essa quantidade maior de aulas (além de intensas) tem me feito perceber um crescimento enorme em todos os aspectos... tenho melhorado meu alongamento, a memória (que já não é lá essas coisas, rs), a força muscular e principalmente o amor e a curiosidade que tenho pela dança. Os ensaios pros exames da Royal (vou fazer dois níveis de uma só vez) estão me trazendo mais conhecimento técnico... minha professora Klely Perelo (Ballet Célia Duarte) é tipo um Google Ballet ambulante e cada dia saio da aula com tipo, umas trezentas palavras novas no dicionário.

Uma super novidade pra mim é aprender uma variação de repertório. E quer saber? É uma delícia! Escolhemos uma que se encaixava no meu nível técnico atual e uma que eu gosto bastante: o entrée de Kitri, em Dom Quixote. Tem sido, no mínimo, desafiador. Vou competir com ela no Festival Ballace, um festival de dança que acontece na cidade de Camaçari, na Bahia, em junho, com vários cursos e um festival competitivo também.

Entrée (em francês) ou entrance (em inglês) é o começo de uma coreografia, nesse caso, que representa a entrada da Kitri, que entra com uma variação. E essa é a variação escolhida pra minha primeira competição no ballet :) Tô muito feliz em descobrir e estudar cada detalhezinho dessa personagem danada e forte de Dom Quixote. Esses são os quatro vídeos que estão me ajudando a estudar mais fora da sala:  

1- Entrance de Kitri, Dom Quixote, com Natalia Osipova (a bailarina mostra que salta muuuuito!)



2- Entrance de Kitri, Dom Quixote, Mariinsky Ballet.



3- Entrance de Kitri, Dom Quixote, Ópera de Paris, Aurélie Dupont



4- Entrance de Kitri, Dom Quixote, Maya Plisetskaya, Bolshoi Ballet.



E aí, o que acharam das diferentes bailarinas e adaptações das variações? A minha foi feita por minha professora (Klely) e agora é ensaio e limpeza de coreografia até o festival. Já tô passando na ponta e agora é estudar e estudar cada dia mais. Depois conto pra vocês como vem sendo a escolha do figurino, etc... Tô amando!

Mil beijos,
Bele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved

Join Us