Mercado Xique Blog

domingo, 31 de maio de 2015

Como fazer um planner: caderninho de organização simples e barato!

Quem tem vida de gente doida como a minha, do tipo de pessoa que o dia deve ter ao menos umas 72 horas pra dar certo sabe que se não anotar, vira tudo de cabeça pra baixo, literalmente. Sempre tive agenda e caderninho, na primeira anotada todos os compromissos, já no caderninho, as ideias e coisas futuras. Mas há um tempo as coisas foram ficando cheias de coisas, ou seja, tinha muita coisa embolada num caderninho só e os compromissos já não cabiam mais numa agendinha de bolso (e olha que já tive umas bem grandes, hehe). 

Uma outra coisa me incomodava: ter que carregar mil caderninhos, bloquinhos e agendas na bolsa. Além de ficar perdida nas informações, tipo receber uma ligação pra marca uma reunião e ter que desligar pra procurar se tinha vaga no dia (oi? doida?desorganizada?). Foi aí que tive a ideia de reunir tudo num caderninho só dividindo por "setores" da minha vida. Depois de um tempo descobri que essa já era uma prática em muitos lugares por aí, mas mesmo assim me sinto criadora do meu planner, como é chamado por aí.

Já vi daily planners super personalizados e caríssimos, como o da Paper View, que é na faixa de 420,00 (uou!), mas que são cheios de chiquereza, sabe? Eu acho que super válido pra quem prioriza isso, mas eu tô aqui pra ensinar a fazer um caderninho de organização gastando quase nada, super baratex pra pessoas que assim como eu, precisam pagar muitas contas, hehe. 

Pegue um caderninho qualquer (ganhei esse da Tyrol e já é o meu novo!), ele é maior dos que eu faço normalmente. Prefiro os médios porque vão fácil em qualquer bolsa, mas adorei esse novo também, até porque o número de anotações está aumentando, rsrs. Compre aqueles post-its da cor que preferir. Eu já tinha esses e só fiz cortar.  




 Pronto, agora é só fazer a divisão dos "setores", isso é muito íntimo e tem que ser bem de acordo com a sua vida. Essa parte tem que ser muito bem pensada pra não desperdiçar papel ou se arrepender mais pra frente e desorganizar tudo. Faça uma listinha antes num papel separado, a minha foi assim:

  • Anotações: listas de coisas a lembrar, anotações mais gerais mesmo;
  • Agenda: aqui é a minha agendinha semanal mesmo, coloco os dias da semana e todos os compromissos diários;
  • Financeiro: dinheiro, bufunfa, contas a pagar, muitas contas a pagar;
  • Blog: ideias de postagens, planejamento, entrevistas e por aí vai;
  • Ballet: anotações de cursos, lembretes, lista de coisas pra viagem do ballet, passos, dúvidas, etc.;
  • Teatro: anotações da aula, coisas dos próximos ensaios, anotações de leitura de texto, pesquisas...
  • Projetos: tudo sobre os projetos a fazer, a concluir... tudo, mil coisas, rs.


Daí saí escrevendo em cada partezinha, tentando separar uma quantidade igual de papéis pra cada "setor". Ah, uma dica boa é ter um caderninho que tenha uma parte com aqueles plásticos ou um compartimento pra guardar papéis extras e contas que chegam, sabe? É super útil. Gosto muito dos da papelaria Cicero e Moleskine, mas também sou super a favor de comprar um simples e personalizar: se joga! ;)

Espero que tenham gostado da dica!
Beijos e boa semana!
Bele. 

5 comentários:

  1. Adorei, Belle!!! Tentarei fazer com urgência!! Estou com minha bolsa, compromisso é vida bem bagunçados!! Vai me ajudar bastante!! 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, que coisa boa! Você vai ver como vai melhorar essa bagunça toda, é só fazer do jeito que você precisa, com as tags certas e pronto :) Fico muito feliz e espero que dê certo. beijão,Bele.

      Excluir
  2. Muito boa a dica, eu já fiz isso com uma agende pequena que uso para organizar o blog dividi em Post, Metas, Parceiros e Finanças :) Já a outra eu apenas anoto as coisas que tenho que fazer naquele dia .
    Beijos!


    www.colecionandoestrelas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leyliane, fico muito feliz que tenha gostado da dica e massa saber que faz um só pro blog, acho que mais pra frente também vou fazer isso, rsrs. Ah, fui no seu blog e adorei :) Beijos, Bele.

      Excluir
  3. Adorei! Vc segue o blog Vida organizada, da Thais Godinho? Encontro várias dicas legais de organização por lá!

    ResponderExcluir

Vitrine

Mercado Xique Blog

www.mercadoxiqueblog.com | Copyright - Todos os direitos reservados | All rights reserved

Join Us